quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vasco da Gama 1957


O Troféu Teresa Herrera fora criado em 1946 como uma competição beneficente. Seu nome homenageia Teresa Margarita Herrera y Posada (1712-1791), que dedicou sua vida à caridade e doou seus bens para a construção de um hospital na cidade de La Coruña. Para se ter idéia do prestígio vascaíno na Europa, até 1957 o único clube não-europeu a disputar a competição havia sido o Vasco da Gama.

Na primeira participação cruzmaltina, em 1947, o Expresso da Vitória acabou derrotado pelo mesmo Athletic Bilbao, então vice-campeão espanhol, por 3 a 2. Na ocasião, Lelé e Friaça marcaram para o Vasco, que foi a campo com Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Alfredo II, Ely e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico. O técnico era Flávio Costa.

A disputa de 1957 era, portanto, a chance da revanche. De um lado estava o Athletic Bilbao, campeão espanhol da temporada 1955/1956 e quarto colocado na temporada 1956/1957. Do outro, o Vasco, campeão carioca de 1956 e que, dois dias antes, surpreendera a todos ao derrotar o bicampeão europeu Real Madrid por 4 a 3 na decisão do 1º Torneio de Paris.
O Vasco não desperdiçaria, porém, a oportunidade de vingar a derrota de dez anos antes. No intervalo o Clube da Colina já vencia por 2 a 0, gols de Vavá e Valter. No segundo tempo, Vavá e Válter balançaram as redes novamente e Arteche e Macaida descontaram para o time espanhol: Vasco 4 x 2 Athletic Bilbao. Disputaram essa partida histórica, pelo Vasco, Carlos Alberto, Dario e Viana; Laerte, Orlando e Ortunho; Sabará, Livinho, Vavá, Wálter e Pinga. O técnico era Martim Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário