quinta-feira, 11 de junho de 2009

Cruz de Malta

Por evocar as grandes navegações portuguesas,a cruz sempre esteve presente nos símbolos
do Vasco. A cruz se popularizou chamar como "de malta" guarda pouca semelhança com a original que teve origem na Ordem dos Hospitalários, depois Ordem de Malta, em Jerusalém.
Na verdade a cruz que se buscava representar era a que as caravelas e naus portuguesas ostentavam: a Cruz de Cristo, símbolo da Ordem de Cristo, que foi criada em Portugal no século 14. Essa cruz é caracterizada por ter uma cruz grega branca sobreposta com a cruz vermelha que lhe serve de campo. Uma cruz exatamente igual a essa é encontrada no primeiro escudo do Vasco, datado de 1903 e no segundo, da década de 20.

No entanto, nos uniformes dos remadores da mesma época, a cruz pre
sente não é a Cruz de Cristo, e sim uma variação desta que não possui a cruz grega no seu interior, sendo totalmente vermelha e mantendo o mesmo formato. É essa cruz utilizada na maioria dos uniformes vascaínos até a década de 60.

É quando surge no uniforme a Cruz Pátea, que pode ser encontrada na camisa do Vasco até hoje. Porém a cruz que possui seus braços curvados já podia ser vista na bandeira do clube de 1945 e, curiosamente, era essa a cruz que Fausto, e todo o time campeão carioca de 1934, carregava no peito.

Portanto, a cruz vascaína, sempre chamada de Cruz de Malta por sua to
rcida, assumiu várias formas ao longo do tempo, mas nunca deixou de ser o que sem
pre foi: o símbolo maior do Club de Regatas Vasco da Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário