terça-feira, 9 de junho de 2009

Vasco da Gama 1966

Em pé: Amauri, Joel, Brito, Maranhão, Fontana, Oldair
Agachados: Luisinho, Lorico, Célio, Danilo Menezes, Tião

Lenda ou não, o certo é que a praga de Arubinha passeiou em São Januário e o time ficou 12 anos sem ser Campeão Carioca e a década de 60 de escassos títulos comprova isso, apesar do time possuir bons jogadores. Nesta escalação de 1966 em que o clube ganhou o Torneio Rio-São Paulo, dividindo os louros com Botafogo, Corinthians e Santos por falta de datas para as finais, vemos grandes jogadores que brilharam em gramados brasileiros e tambem uruguaios.
Brito e o falecido Fontana formaram uma zaga de respeito honrando a tradição de uma boa zaga. Brito seria depois Tri-campeão Mundial em 1970 jogando pelo Flamengo; Fontana saindo do Vasco fez belas temporadas jogando pelo Cruzeiro de Belo Horizonte.
Maranhão, também falecido, formava um bom meio campo com o uruguaio Danilo Menezes, este virando o maior jogador do ABC de Natal e idolatrado pelos potiguares.
Vindos do futebol paulista, Célio e Lorico viraram idolos dos cruzmaltinos e Célio sendo o goleador da equipe nas 3 temporadas passadas em São Januário. Depoi as arrumou as malas e foi fazer os seu gols no futebol uruguaio jogando pelo Nacional de Montevidéu.
O lateral esquerdo e meio campo Oldair Bacchi depois do começo no Palmeiras, passou pelo Fluminense onde foi Campeão Carioca de 1964 e depois ficou anos no Atlético Mineiro onde conquistou o 1º Campeonato Nacional em 1971.
Grandes jogadores mas ficaram marcados por não darem um título de expressão ao clube da Colina Histórica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário